Riscos de Movimentos de Massa de Vertente

O concelho de Odivelas é um dos mais novos concelhos de Portugal e é particularmente vulnerável a situações de risco geológico, sendo uma delas os movimentos de massa de vertente.

Um movimento de massa de vertente consiste no movimento de uma massa, que devido à ação da gravidade, desce uma encosta. Essa massa pode ser rocha, terra ou detritos.

Os movimentos de vertente podem ser desencadeados por diversos fatores, tais como chuvas intensas ou prolongadas, sismos (ver Caracterização Geotectónica) e atividades humanas. Estes movimentos podem ser de queda, deslizamento, tombamento ou fluxo e uma grande parte dos movimentos de massa de vertente podem exibir uma combinação de dois ou mais tipos de movimentos.

Queda de blocos.

Deslizamento de detritos.

Tombamento.

Fluxo de terras.

Fonte: Vasconcelos, M. A. D. F. (2011). Cartografia de susceptibilidade à ocorrência de movimentos de vertente em contexto urbano: o concelho de Lisboa (Doctoral dissertation).

No concelho de Odivelas, os movimentos de vertente podem ocorrer devido à conjugação de três fatores: a litologia em que assenta o concelho, os declives acentuados e as condições meteorológicas adversas (como valores elevados de precipitação e velocidade do vento). Estes elementos podem propiciar a instabilidade de vertentes e consequentemente a ocorrência de deslizamentos. No entanto, tenha em atenção que podem ocorrer deslizamentos se não houver uma drenagem adequada, o que pode potenciar a rutura dos muros de contenção. De acordo com o projeto DISASTER (onde foi estudada a ocorrência de desastres naturais em Portugal) registou-se, entre 1865 e 2010, a ocorrência de um movimento de massa de vertente no concelho de Odivelas que provocou quatro desalojados.


REFERÊNCIAS

Equipa DISASTER (2012). Perfil do Concelho de Odivelas. Projecto DISASTER – Desastres naturais de origem hidro-geomorfológica em Portugal: base de dados SIG para apoio à decisão no ordenamento do território e planeamento de emergência (FCT – PTDC/CS-GEO/103231/2008). Disponível em https://riskam.ul.pt/disaster/images/perfil_concelho/odivelas.pdf.

Plano Diretor Municipal de Odivelas. Caracterização biofísica. Disponível em https://www.cm-odivelas.pt/cmodivelas/uploads/document/file/249/4_1___caracterizacao_biofisica.pdf