Projeto

Local Knowledge and Schools Against Natural Disasters (LoKSAND)

O projeto LoKSAND, coordenado pelo Centro Universitário Europeu para os Bens Culturais (CUEBC, Itália) e com o apoio do Conselho da Europa (EUR-OPA Major Hazards Agreement), vem no seguimento do projeto IKMefind, que se desenvolveu entre 2018 e 2019.
O projeto IKMefind teve como objetivo melhorar o conhecimento sobre os riscos locais, com o auxílio da comunicação social. O projeto LoKSAND tem o mesmo objetivo de melhorar o conhecimento sobre os riscos locais, mas envolvendo agora a colaboração da comunidade escolar.
Dentro do projeto LoKSAND, foi implementada em 2020 a página Protect Your Territory (PYT) para a Costa Amalfitana https://tutelailtuoterrotorio. Após a apresentação deste território é possível reportar nesta página os riscos aí existentes e identificados. Em 2021, com a colaboração do Centro Europeu de Riscos Urbanos (CERU) implementou-se para a área piloto de Odivelas um projeto semelhante, que visa a utilização de uma página PYT para alertar sobre os diferentes riscos urbanos que poderão existir na área e motivar a denúncia de situações de agravamento dos mesmos. Este alerta terá a colaboração das escolas do concelho e da comunicação social.